Atualizado em 25 de setembro de 2026.

A ação popular é o remédio constitucional que permite a qualquer cidadão pedir ao Judiciário a anulação de atos lesivos ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural. É regulada pela Constituição e pela Lei 4.717/1965 e cobrada em Direito Constitucional e Administrativo, geralmente com questões sobre a legitimidade, o objeto e as regras processuais próprias. Este guia resume os pontos mais cobrados. Os demais remédios estão no guia de remédios constitucionais.

A previsão constitucional

A Constituição estabelece que qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência. A ação popular é instrumento de participação política e de controle da administração pelo cidadão, tema do guia de controle da administração.

A legitimidade ativa

O cidadão, para fins de ação popular, é o brasileiro no gozo dos direitos políticos, ou seja, o eleitor, e a prova da cidadania é feita com o título eleitoral ou documento que a ele corresponda. Por isso:

  • a pessoa jurídica não tem legitimidade para propor ação popular, conforme a Súmula 365 do STF;
  • o Ministério Público não pode propor a ação popular, mas atua obrigatoriamente como fiscal da ordem jurídica e pode dar prosseguimento à ação se o autor desistir;
  • o estrangeiro, em regra, não pode propor;
  • outros cidadãos podem habilitar-se como litisconsortes ou assistentes do autor.
Ação popular é do cidadão eleitor: as bancas costumam afirmar que associações, partidos, sindicatos ou o Ministério Público podem propor ação popular. Nenhum deles pode: a legitimidade é exclusiva do cidadão. Essas entidades usam outros instrumentos, como a ação civil pública e o mandado de segurança coletivo.

O objeto e a lesividade

A ação popular busca a anulação ou a declaração de nulidade de atos lesivos e a condenação dos responsáveis e dos beneficiários ao ressarcimento. A Lei 4.717/1965 considera nulos os atos lesivos nos casos de incompetência, vício de forma, ilegalidade do objeto, inexistência dos motivos e desvio de finalidade, e prevê hipóteses em que a lesividade é presumida. O STF entende que não é condição da ação a demonstração de prejuízo material aos cofres públicos, porque a Constituição também protege a moralidade administrativa, o meio ambiente e o patrimônio histórico e cultural. Os vícios dos atos administrativos estão no guia de atos administrativos.

O polo passivo e a pessoa jurídica lesada

A ação deve ser proposta contra as pessoas públicas ou privadas e as entidades cujo patrimônio foi lesado, contra as autoridades, funcionários ou administradores que houverem autorizado, aprovado, ratificado ou praticado o ato impugnado, ou que, por omissão, tiverem dado oportunidade à lesão, e contra os beneficiários diretos do ato. A pessoa jurídica de direito público ou privado cujo ato seja objeto de impugnação pode abster-se de contestar o pedido ou atuar ao lado do autor, desde que isso se afigure útil ao interesse público, o que a doutrina chama de intervenção móvel ou de legitimidade bifronte.

Competência e liminar

A competência é definida pela origem do ato impugnado, segundo as regras de organização judiciária, e a ação é processada, em regra, no juízo de primeiro grau, mesmo quando o ato for de autoridades que tenham foro por prerrogativa de função em outras ações, porque a ação popular não segue essas regras. Na defesa do patrimônio público, cabe a suspensão liminar do ato lesivo impugnado. O prazo de contestação é de 20 dias, prorrogável por mais 20, a requerimento do interessado, se particularmente difícil a produção da prova documental.

A sentença, o reexame necessário e a coisa julgada

A sentença que julgar procedente a ação popular decreta a invalidade do ato impugnado e condena ao pagamento de perdas e danos os responsáveis pela sua prática e os beneficiários dele. A sentença que concluir pela carência ou pela improcedência da ação está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal, o chamado reexame necessário invertido, porque protege o autor popular, e não o poder público. A sentença tem eficácia de coisa julgada oponível a todos, exceto no caso de ter sido a ação julgada improcedente por deficiência de prova, hipótese em que qualquer cidadão pode intentar outra ação com idêntico fundamento, valendo-se de nova prova.

Reexame necessário a favor do autor: na ação popular, o que se sujeita ao reexame necessário é a sentença de improcedência ou de carência, e não a de procedência contra o poder público, ao contrário da regra geral do CPC. E a coisa julgada é secundum eventum probationis: a improcedência por falta de provas não impede nova ação.

Desistência e prosseguimento

Se o autor desistir da ação ou der motivo à absolvição da instância, são publicados editais, ficando assegurado a qualquer cidadão, bem como ao Ministério Público, dentro do prazo de 90 dias da última publicação, promover o prosseguimento da ação. O Ministério Público deve também promover a execução da sentença condenatória, se o autor ou terceiro não o fizer no prazo legal.

A prescrição

A ação popular prescreve em cinco anos. A pretensão de ressarcimento ao erário decorrente de ato doloso de improbidade, porém, é imprescritível, conforme o entendimento do STF, tema do guia de improbidade administrativa.

Ação popular e ação civil pública

A ação popular e a ação civil pública protegem interesses coletivos, mas se diferenciam pela legitimidade: a ação popular é proposta pelo cidadão, e a ação civil pública, por entes como o Ministério Público, a Defensoria Pública, os entes federativos, as entidades da administração indireta e as associações. A ação civil pública também tem objeto mais amplo, alcançando os direitos do consumidor e outros interesses difusos e coletivos, tema do guia de ação civil pública.

Como estudar

Memorize a legitimidade exclusiva do cidadão eleitor, as Súmulas e o entendimento sobre o prejuízo material, a composição do polo passivo, a intervenção móvel da pessoa jurídica, o reexame necessário da improcedência, a coisa julgada secundum eventum probationis e o prazo de cinco anos, que são os pontos mais cobrados.

Nas provas, é comum a banca descrever uma situação, como uma associação que pretende anular uma licitação irregular, e perguntar se cabe ação popular; a resposta depende sempre de quem é o autor.

Exemplos de como cai

Afirmação: "A pessoa jurídica pode propor ação popular em defesa do patrimônio público." Errado. Conforme a Súmula 365 do STF, a pessoa jurídica não tem legitimidade para propor ação popular.

Afirmação: "Salvo comprovada má-fé, o autor da ação popular fica isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência." Certo. É a regra constitucional.

Afirmação: "A sentença que julga procedente a ação popular está sujeita ao reexame necessário." Errado. A sujeita ao reexame é a sentença de carência ou improcedência.

Resumo para revisar antes da prova

Ação popular do cidadão eleitor para anular atos lesivos ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, com isenção de custas e sucumbência salvo má-fé; sem legitimidade para pessoa jurídica, Ministério Público e estrangeiro; desnecessidade de prejuízo material; polo passivo com entidades lesadas, autoridades e beneficiários; intervenção móvel da pessoa jurídica; competência pela origem do ato, sem foro por prerrogativa; suspensão liminar; contestação em 20 dias, prorrogáveis por 20; sentença de procedência com invalidade e perdas e danos; reexame necessário da improcedência ou carência; coisa julgada para todos, salvo improcedência por falta de provas; prosseguimento por cidadão ou Ministério Público em 90 dias; e prescrição em cinco anos.

Perguntas frequentes

Quem pode propor ação popular?

Qualquer cidadão, entendido como o brasileiro no gozo dos direitos políticos, que comprova essa condição com o título de eleitor ou documento correspondente. A pessoa jurídica não pode propor ação popular, conforme a Súmula 365 do STF, e o Ministério Público também não, embora possa prosseguir com a ação se o autor desistir.

É preciso provar prejuízo aos cofres públicos?

Não necessariamente. O STF entende que não é condição da ação popular a demonstração de prejuízo material aos cofres públicos, porque a Constituição também protege a moralidade administrativa, o meio ambiente e o patrimônio histórico e cultural.

A sentença de improcedência da ação popular faz coisa julgada para todos?

A sentença tem eficácia de coisa julgada para todos, exceto no caso de improcedência por deficiência de prova, hipótese em que qualquer cidadão pode propor outra ação com idêntico fundamento, valendo-se de nova prova.

SOS Concursos
Equipe SOS Concursos

Conteúdo produzido e revisado pela equipe editorial da SOS Concursos, que acompanha concursos públicos desde 2006. Cada dado deste artigo foi conferido nas fontes listadas acima. Conheça nossa política editorial ou envie uma correção para contato@sosconcursos.com.br.